Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vichyssoise


vichyssoise provavelmente disputa como o gazpacho o título de sopa fria mais famosa do mundo. Ela leva alho porro, batata, caldo de frango e natas, com pequenas variações sobre o tema. 



A sua origem é controversa, pois há duas versões a respeito. A primeira diz que o criador desta sopa fria foi o Chef francês Jules Gouffé, que publicou sua receita no livro Royal Cookery em 1869. A segunda versão é que a sopa teria sido criada em 1917 pelo Chef do Hotel Ritz-Carlton de Nova York, Louis Diat. Ele diz que se inspirou na sua infância, quando ele e o irmão costumavam ‘assaltar o frigorifico’ e comer a sopa de batatas e alho porro feita no dia anterior pela mãe, fria mesmo, com um pouco de leite.  Porém, o mais provável é que Diat tenha emprestado o conceito da velha geração de chefs franceses e o inovado servindo a sopa fria. O nome vichyssoise teria vindo do Balneário de Vichy, cidade francesa próxima à cidade natal de Diat, Montmarault.


 RECEITA: 


Ingredientes

  • Alho francês6
  • Aipo branco1
  • Batatas4
  • Natas2,5 dl
  • Cebolinho picado4 colheres de sopa
  • Sal e pimentaq.b.
 

Preparação

Lave os legumes, retire as partes verdes escuras e descasque as batatas.
Leve-os a cozer em 3/4 litros de água. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 20 minutos.
Quando estiver tudo cozido, retire a sopa do lume e reduza a puré com a varinha mágica. Deixe esfriar um pouco e incorpore as natas.
Leve ao frigorífico durante 2 horas.
Antes de servir, bata a sopa com a batedeira e enfeite com o cebolinho picado.

Sem comentários: