Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sabia que o famoso tiramisu foi criado....



Sabia que o famoso tiramisu foi criado como sendo um afrodisíaco, no século XVI, e que na Toscana era comum ser comido antes dos encontros amorosos? Aliás, a palavra tiramusu quer dizer "puxa-me para cima", mas poderíamos traduzi-lo para “eleva-me”, deve este nome ao facto dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos: ovos, açúcar, café e queijo mascarpone.


Resultado de imagem para tiramisu historia

Histórias à volta do Tiramisù

Segundo uma delas, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, aquando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café.


Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisu como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. Esta sobremesa imprescindível, que goza de grande popularidade em Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original, que leva café, tanto doces, como salgadas. Actualmente, o Tiramisu continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.


Resultado de imagem para amantes venezianas

Sem comentários: